O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania.