MONTEIRO, Cristiano José. Literatura em libras e interface cultural. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26019>. Acesso em: 25/11/2024 17:50
Como nasce uma Literatura, a Literatura de um país ou de um povo, por exemplo? É com essa pergunta, agregada ao advento dos cursos de Letras-Libras e à discussão ininterrupta sobre o que vem a ser Literatura – seu arcabouço conceitual, seu papel como ciência e como arte, que objetivamos discutir sobre o ensino de Literatura dentro dos cursos de Letras-Libras. Esse projeto se apoia, em parte, pela pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, iniciada em 2014 e que busca, com o suporte da etnologia, e tendo por base os estudos de sociologia da educação de Bernard Lahire e na vasta obra de Pierre Bourdieu, entender como atualmente nasce a ideia de Literatura em língua de sinais. A outra ponta que alimenta nossa pesquisa, e também serve de justificativa a essa proposta, é o fato de que, como professores responsáveis pelo conjunto de disciplinas do campo da Literatura, dentro do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPE, nos encontramos em contato direto com a comunidade surda e aquilo que ela nos aponta de mais atual por suas produções e construções conceituais. Nesse contexto, vimos apresentar os nossos resultados parciais, que apontam para uma indefinição terminológica e conceitual do que seja Literatura em Língua de Sinais, ao mesmo tempo que apresenta uma crescente produção de artefatos culturais ligados à chamada Literatura Surda.