O trabalho com a literatura em sala de aula exige um desenvolvimento maior de estratégias pedagógicas que possibilite uma maior aproximação dos alunos com o universo da leitura. Por isso, a necessidade da prática de leitura em sala começa desde os anos iniciais da formação dos alunos, e não apenas nos ensino médio. Em vista disso, ao notarmos que a leitura de contos apresenta-se como uma forma eficiente de manter a atenção dos alunos, bem como, possibilita não apenas o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, mas também, é um dos meios para despertar nos alunos o interesse e prazer pela leitura, visamos com o presente artigo, apresentar um relato de experiência da leitura de contos jocosos da cultura popular brasileira, tais como “O preguiçoso”, “Comadre Morte” e “O menino e o padre” que foram lidos em turmas do ensino fundamental I, com alunos de 6 a 11 anos de idade. Sendo que, para a leitura desse gênero em sala de aula, tomamos como aporte teórico as considerações de Cosson (2007), Abramovich (2003) e Miguez (2000), assim como, utilizamos como eixo motivador para elaboração dessa pesquisa, a necessidade dos momentos de leitura em sala de aula, como uma forma de proporcionar a aproximação dos alunos com a leitura e de diversificar a prática pedagógica do professor na formação de leitores permanentes.