Nas aulas de língua portuguesa, muitas vezes os textos literários são tomados como pretexto para tratar de normas gramaticais ou simplesmente como um meio para treinar habilidades de compreensão textual nos estudantes. Tais abordagens dificultam e até mesmo impedem que o texto literário seja visto como arte que proporciona prazer estético, novos conhecimentos e experiências e, dessa maneira, a função da escola de formar leitores que apreciem literatura fica comprometida. Diante disso, este trabalho visa analisar o conto literário enquanto objeto de leitura, fruição e reflexão na sala de aula, propondo atividades em que o mesmo seja abordado em sua essência, sem descaracterizar seu aspecto artístico e fruitivo, contribuindo assim para a formação de leitores e para que o letramento literário se concretize na escola. Para realização prática desta pesquisa será proposta a leitura do conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector em que este será trabalhado a partir de uma sequência didática organizada em etapas que vão da preparação do estudante para leitura da obra até o compartilhar de impressões e entendimentos que os mesmos tiveram. Esta pesquisa tomará por base os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2000), Colomer (2007) entre outros.