A abordagem da poesia no ensino médio é frequentemente mediada e orientada pelo livro didático, que, desde muito tempo, é um grande suporte no processo de ensino/aprendizagem para professores e alunos. Tamanha é a importância que se é atribuída a ele que muitos docentes o utilizam como único, ou pelo menos principal, material didático de auxílio. No ensino de Literatura não é diferente, o Livro Didático é muito utilizado, mas há muitas críticas e preocupações no que se refere à utilização desse recurso didático, pois tais livros apresentam respostas prontas para seus alunos e conteúdos limitados que não contemplam toda a riqueza literária existente. Pensando no ensino da poesia e de formação de leitores literários, percebemos que sua abordagem é relegada a exemplificação de estéticas literárias e de produção de autores consagrados, deixando em segundo plano ou nem se atendando para os aspectos composicionais deste gênero literário. Buscando refletir acerca destas inquietações, tomamos como objetivo conhecer e refletir sobre como o LDP aborda o romantismo e o autor Gonçalves Dias, bem como suas obras. Para tanto, nosso estudo apresenta dois momentos, o primeiro de cunho bibliográfico em que refletimos sobre Romantismo e Livro Didático de Literatura, em que tomamos como base reflexões teóricas de Pinheiro (2006) e Bosi (2006); no segundo momento faremos uma pesquisa de cunho analítico e comparativo, uma vez que analisaremos dois livros didáticos, da segunda série do Ensino Médio. Em nossas considerações finais, pretendemos refletir sobre tudo o que discorreremos no decorrer deste trabalho.