ESTÁGIO SUPERVISIONADO II X LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26250 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II X LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo indica as experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado II e as suas contribuições através do estímulo da prática de leitura e, produção escrita em uma turma de 4º ano de uma escola pública do município de Patu-RN. O estágio teve como objetivo proporcionar um contato direto dos alunos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, com a prática em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No qual foi trabalhado a leitura e a produção escrita através de diferentes estratégias e atividades dinâmicas, com o intuito de despertar o gosto de ler nos alunos de forma interdisciplinar, nesse sentido, constatamos que a leitura possui diversos papeis importantes em sala de aula, e um deles é a capacidade de integrar conteúdos de várias áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, para que aconteça um real envolvimento entre as disciplinas relacionadas. Para a temática, tivemos como base os autores: Foucambert (1994), Japiassu (1976), Luck (1995), Souza (1992), Barreira e Gebran (2009), Pimenta e Lima (2004), Castanheira (2009). A experiência nos mostrou que é perceptível a necessidade de despertar o hábito pela leitura e a produção escrita e, é de fundamental importância o engajamento da comunidade escolar para chegar a resultados significativos. No qual cada um tem suas contribuições para esse processo de fundamental importância na vida do leitor em formação. As vivências no campo de estágio, propiciaram experiências significativas e positivas para nós graduandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, ESTÁGIO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID388_16112016142337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAÃO HENRIQUE NUNES DE PAIVA " "autor_nome_curto" => "ABRAÃO HENRIQUE" "autor_email" => "ah_np@hotail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26250 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 388 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II X LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo indica as experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado II e as suas contribuições através do estímulo da prática de leitura e, produção escrita em uma turma de 4º ano de uma escola pública do município de Patu-RN. O estágio teve como objetivo proporcionar um contato direto dos alunos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, com a prática em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No qual foi trabalhado a leitura e a produção escrita através de diferentes estratégias e atividades dinâmicas, com o intuito de despertar o gosto de ler nos alunos de forma interdisciplinar, nesse sentido, constatamos que a leitura possui diversos papeis importantes em sala de aula, e um deles é a capacidade de integrar conteúdos de várias áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, para que aconteça um real envolvimento entre as disciplinas relacionadas. Para a temática, tivemos como base os autores: Foucambert (1994), Japiassu (1976), Luck (1995), Souza (1992), Barreira e Gebran (2009), Pimenta e Lima (2004), Castanheira (2009). A experiência nos mostrou que é perceptível a necessidade de despertar o hábito pela leitura e a produção escrita e, é de fundamental importância o engajamento da comunidade escolar para chegar a resultados significativos. No qual cada um tem suas contribuições para esse processo de fundamental importância na vida do leitor em formação. As vivências no campo de estágio, propiciaram experiências significativas e positivas para nós graduandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, ESTÁGIO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID388_16112016142337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABRAÃO HENRIQUE NUNES DE PAIVA " "autor_nome_curto" => "ABRAÃO HENRIQUE" "autor_email" => "ah_np@hotail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }