SILVA, Kelly Cristina De Medeiros Da et al.. Mundo encantado da poesia. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26287>. Acesso em: 24/11/2024 19:23
Este projeto teve como questão inicial: Através da poesia as crianças melhoram seu nível de alfabetização e letramento? A indagação surge a partir das nossas vivências com crianças, que no atual contexto tecnológico, em sua grande maioria, mantém um contato cotidiano com equipamentos tecnológicos. Isto resulta num distanciamento entre elas, dos livros e das poesias. Compreendemos que a ludicidade e o encantamento proposto nos textos poéticos, podem favorecer o despertar pelo prazer da leitura e facilitar a alfabetização. Sendo assim, como objetivo geral, tivemos: Incentivar a leitura e a escrita por meio da poesia a fim de melhorar os níveis de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos: 1- despertar o prazer de ler; 2-Conhecer o gênero textual poesia: sua estrutura, elementos que a compõem, fazendo uso de recursos da linguagem poética; 3- Conhecer a vida e obra dos escritores: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Elias José e Olavo Bilac; 4- Estimular a imaginação e ampliar o potencial criativo; 4- Incentivar a descoberta das palavras e do acesso aos livros e portadores de texto; 5- Ampliar as habilidades discursivas, orais e artísticas através de recitações de poesias. Este projeto nos oportunizou a realização de um trabalho interdisciplinar, no qual as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ensino da Arte dialogaram durante todo o seu desenvolvimento. Por meio das atividades propostas, pudemos concluir que o trabalho com a poesia proporciona estratégias lúdicas e significativas que despertam o prazer pela leitura, o encantamento pelos livros e a melhoria nos níveis de alfabetização e letramento das crianças que se encontram no processo de alfabetização. Destacamos que a culminância do projeto se deu por meio da realização de um Sarau Poético, no qual as crianças puderam mostrar aos demais alunos da escola e aos seus familiares, o resultado de todo o processo.