A disciplina de Matemática é tida como a mais difícil pelos alunos. Vários são os motivos para justificar o fracasso escolar na aprendizagem desse conteúdo. A dificuldade que os alunos têm em compreender Matemática em função do seu caráter abstrato merece, no presente artigo, destaque. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica traz argumentos para entendermos os obstáculos nessa área, partindo do princípio de que a única forma de nos aproximarmos de um objeto matemático seria através das representações semióticas, como também de recursos para compreendermos melhor a Matemática, da qual fazemos uso para buscar relacioná-la com a metodologia de resolução de problemas, mais precisamente com problemas existentes nas provas das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Assim, consideramos a importância da resolução de problemas matemáticos, a partir dos quais, possamos: utilizar conhecimentos do cotidiano do aluno como ponto de início para o desenvolvimento de seus conhecimentos; ensinar Matemática do ponto de vista significativo e despertar o interesse pela Matemática. Portanto, no presente artigo temos como objetivo: apresentar o estudo dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, como estratégia de resolução de problemas existentes nas provas da OBMEP. Para isso, explicitamos a nossa metodologia que consta de expor a resolução de alguns problemas, considerando o estudo referenciado. Posteriormente, apresentamos alguns conceitos da teoria citada, como também explicitamos o programa da OBMEP cujo principal objetivo consta de divulgação da importância de se ensinar e aprender Matemática, tomando-a como instrumento de compreensão da sociedade e não da formação antecipada de Matemáticos.