SILVA, Viviane Sulpino Da. Tirinha: um gênero, várias possibilidades. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27654>. Acesso em: 24/11/2024 20:48
TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES Viviane Sulpino da Silva Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB viviane-sulpino@hotmail.com A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição das habilidades de leitura e escrita para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização didático pedagógica de um plano de ensino com o gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita. Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB. Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual, através da tríade ação-reflexão- ação. A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. Gêneros textuais, ensino, tirinha.