Aliadas às discussões de formação docente, as tecnologias de informação e comunicação tornam-se objeto de estudo de pesquisadores em face de sua inserção nas instituições escolares. Nesse cenário, esta pesquisa apresenta, como objetivo geral, analisar a formação dos professores do ensino fundamental, da Escola Municipal Borges de Sousa, situada na cidade de Picos-PI, que foi beneficiada com a implementação do curso de extensão oferecido pela UFPI,voltado para a capacitação dos professores dessa referida unidade escolar, para que esses possam utilizar os vários softwares livres na prática pedagógica. O caminho metodológico da pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, empregando, como método de pesquisa, o estudo de caso único, em virtude da concentração da investigação apenas nessa escola da rede Municipal de Picos. Foi possível identificar o fato de que a formação de professores desta realidade, para o uso do software livre na prática pedagógica, encontra-se com lacunas em relação às suas possibilidades, implicando um longo e árduo caminho a ser percorrido em virtude das deficiências apresentadas pelos próprios docentes, tendo como foco central a necessidade de apropriar-se nos fundamentos pedagógicos relacionados ao uso do software livre.