Nosso trabalho tem a finalidade de compreender como os professores do ensino superior que ministram a disciplina de cálculo na graduação fazem uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino superior que utilizam as TIC para ensinar cálculo. Localizamos estes professores através da opinião de alguns colegas e visitas as instituições. Não nos limitamos em analisar apenas no âmbito do curso de matemática em si, mas envolvendo a disciplina de cálculo de modo geral, pois a mesma também é ministrada para outros cursos. Os dados foram oriundos de entrevistas e do preenchimento de formulários. A análise dos dados foi direcionada pela seguinte questão norteadora: como os professores de cálculo fazem o uso das TIC nesta disciplina? Isto nos possibilitou discutir alguns temas, como o perfil dos professores, a estrutura oferecida pelas instituições, o planejamento e a gestão das aulas, vantagens e desvantagens do uso das TIC na sala de aula, dentre outros. Por fim, apresentamos alguns pontos consolidados através da análise dos dados numa perspectiva de apresentar soluções para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática para o nível superior.