A Química ainda é ministrada como uma ciência descritiva, baseada num aglomerado de símbolos, tabelas, regras, fórmulas e reações. Esta metodologia acaba por desvincular a Química do cotidiano e do interesse dos estudantes. Ante o exposto é essencial que os professores busquem alternativas metodológicas para a melhoria da qualidade deste ensino e uma das formas mais eficientes são as atividades práticas realizadas nos laboratórios das escolas e quando da inexistência destes a utilização de tais atividades na sala de sala com materiais alternativos e de fácil obtenção. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi mapear os conhecimentos prévios dos ingressantes do curso de química CCA/UFPB sobre a segurança no laboratório de química, de vez que as aulas de laboratórios são essenciais para este curso. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Campus II, localizada na cidade de Areia-PB. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário composto por 10 questões. O público alvo foram 26 discentes ingressantes do curso de Química Bacharelado e Licenciatura, no período 2016.2 e matriculados na disciplina de Introdução a Transformação Química. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que durante a educação básica o ensino prático de química foi mínimo e quando da ocorrência aspectos importantes foram negligenciados provocando o total despreparo dos alunos ingressantes no curso de Química do CCA/UFPB 2016.2, em conceitos indispensáveis para a sua formação.