O ensino de Ciências Naturais deve despertar no aprendiz um pensamento crítico- reflexivo dos temas envolvidos e do meio que o cerca. Nesse sentido, as aulas de Ciências Naturais deve ir muito além de apresentações de definições científicas, que em geral está fora do alcance da compreensão dos aprendizes. A construção de modelos didáticos é uma alternativa ao ensino de ciências, especificamente em citologia, uma vez que, os conceitos desta área são considerados teóricos e de pouca concretização devido a processos microscópios e irreproduzíveis. Desse modo, o presente estudo constitui um relato de experiência e segue os pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem da observação direta. As observações ocorreram durante a construção de modelos didáticos sobre os conteúdos de citologia. A escolha dos modelos deve-se a possibilidade da visão tridimensional que os aprendizes têm do objeto de estudo. Todas as atividades foram realizadas em uma Escola Pública Municipal na zona rural da Paraíba, com uma turma de alunos do 8º ano do ensino fundamental. Conclui-se que apesar das limitações de recursos físicos, financeiro e tecnológicos, foi possível propor e realizar uma aula prática, favorecendo a participação ativa dos alunos na construção e elaboração do conhecimento. A construção dos modelos celulares tridimensionais possibilitou momentos de entrosamento, descontração, participação, pesquisa, reflexão, motivação e contextualização do conhecimento aos aprendizes durante as aulas de ciências. Foi perceptível que a metodologia utilizada favoreceu a compreensão dos aprendizes ao fugir da abstração do conteúdo.