A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos, é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado, neste sentido o ensino de ciências colabora para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como parte integrante do universo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão localizada no município de Araruna – Pb, Com a finalidade de compreender as concepções acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências. A metodologia utilizada esta pautada em um estudo de caso no qual foi aplicado através de um questionário contendo quatro questões para o direcionamento no decorrer das atividades. A partir das análises dos dados coletados na pesquisa foi possível perceber que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação básica. Esses profissionais são conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados para a sua abordagem devido à forma como ele é explicito no seu material didático. No qual corroboraram para as investigações e incentivos para que eles façam uso em seu cotidiano.