Este trabalho tem por objetivo investigar e analisar a opinião dos professores de Química da rede estadual da sede de Açailândia-MA, sobre o uso da experimentação como uma metodologia pedagógica nas suas aulas , considerando que as muitas escolas estaduais não possuem laboratório de química em suas infraestrutura escolar. Foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva, e aplicação de questionário em escala com cinco questões, com os professores de Química da rede estadual da sede do município. Constatou-se que poucas escolas possuem laboratório de química, embora todos os entrevistados afirmaram que satisfatoriamente utilizariam o local em suas aulas, e estes já realizaram experimentos em suas aulas, alguns utilizando materiais de baixo custo, por considerarem que a experimentação é um importante método pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem. Alguns professores consideraram que a experimentação é parcialmente um método capaz de fazer o aluno relacionar o seu cotidiano com as aulas práticas. Portanto, a experimentação é um recurso utilizado pelos professores de química das escolas estaduais da sede do município, por ser vista por esses como uma relevante metodologia, mas por terem pouca infraestrutura em suas escolas de trabalho, realizam a experimentação por meios mais simples e acessíveis.