Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas no Tocantins, com alunos do terceiro e quarto anos do ensino médio técnico. A pesquisa buscou investigar como atividades experimentais e computacionais integradas influenciam as atitudes e motivações dos estudantes frente às aulas de indução eletromagnética. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, guias Predizer, Observar e Explicar (POE) durante as atividades, um diário de campo, fotos, gravações de vídeo e um questionário final. Os dados obtidos indicam que: a) No questionário inicial foi possível identificar que os alunos possuíam os conhecimentos necessários para que se pudesse introduzir o assunto de indução eletromagnética. Eles mostraram habilidade com conceitos de magnetismo, apesar de mostrarem dificuldades em conceitos que envolvem eletrodinâmica; b) O material elaborado e proposto nesta prática possibilitou promover o engajamento cognitivo e a interação entre os estudantes e com os recursos instrucionais; c) Os alunos mostraram mais interesse pelas aulas, além de parecerem mais curiosos; d) Com as aulas envolvendo experimentos e simulações, os alunos passaram a participar mais, começaram a interagir, discutir e fazer questionamentos. Ao término do processo de intervenção notou-se que os alunos avaliaram tal procedimento de forma positiva. No fim da pesquisa, disponibilizou-se um produto educacional que pode servir de base para que outros professores realizem atividades da mesma natureza.