O presente relato de experiência teve como objetivo apresentar uma proposta para a disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desenvolvida no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. A disciplina foi planejada em observar as ideias que os alunos tinham em relação ao LEM, em seguida, dar um enfoque teórico/prático de possíveis abordagens usando o LEM e por fim, analisar como está o uso do LEM nas escolas públicas de Petrolina-PE. Participaram desse trabalho 32 alunos de diferentes períodos do curso, eles construíram e analisaram materiais que podem ser utilizados nas aulas de Matemática na Educação Básica. Inicialmente, percebeu-se que os alguns alunos acreditavam que o LEM é um espaço apenas para o uso de computadores ou para aplicar exercícios. Já nas escolas públicas investigadas em Petrolina-PE, concluiu-se que o LEM não tem um espaço adequado e que serve apenas para guardar materiais. Com o desenvolvimento dessa disciplina foi possível perceber como o ambiente do Laboratório de Ensino de Matemática pode contribuir para a formação do professor, levando-os a serem sujeitos ativos no processo de observar, construir e analisar alternativas metodológicas para o ensino de Matemática.