15 MIN DE YOGA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29727 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "15 MIN DE YOGA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil deve promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Ela é o começo da escolarização e favorece a aprendizagem de linguagens e significados dando um enfoque as dimensões lúdicas desse processo. O Yoga tem um histórico milenar e envolve práticas físicas, mentais, emocionais, espirituais e sociais que auxiliam em construções comportamentais positivas, sendo acessível a pessoas de todas as idades. Sua prática pode ser motivadora para crianças, por proporcionar o desenvolvimento corpóreo-sensorial, a evolução da mente e do corpo humano, fortalecendo também o desenvolvimento de princípios éticos e morais e atuando de forma positiva na construção de um ambiente tranquilo e de concentração para crianças do Ensino Infantil. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo desenvolver conteúdos do Yoga para serem aplicados em 15 min em sala de aula, destinadas a crianças que frequentam a Educação Infantil. Através do projeto “Yoga na Escola”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, por meio de um projeto apresentado ao Núcleo de Ensino – Prograd os conteúdos serão desenvolvidos para práticas que acontecerão duas vezes durante a semana nos primeiros 15 minutos de aula dos alunos, sendo sistematizados para aplicação em sala de aula e posteriormente sirvam como auxilio para as professoras das salas em questão. Como metodologia para o desenvolvimento dos conteúdos foram utilizados os princípios do Yoga descritos por Patanjali: Yamas, Nyamas, Āsana, Prānāyāma, Pratyāhara, Dhāranā, Dhyāna e Samādhi. Os Yamas representam a conduta moral e ética e os Niyamas a conduta disciplinar. Os Ásanas compreendem as posturas psico-fisicas, os Pranayamas representam as práticas de controle respiratório, o Pratyahara é a capacidade de se abstrair dos sentidos, Dharana é a concentração, Dhyana a meditação e completando, Samadhi, é a iluminação. Como resultado, os conteúdos foram sistematizados em 25 planos de atividades, em que cada plano corresponde a um principio do yoga, considerando que como resultado, os passos do yoga que correspondem meditação e iluminação foram introduzidos juntos dos demais, pelo fato de não serem estratégicos para as faixas etárias em questão. As estratégias utilizadas foram atividades lúdicas, músicas, histórias contadas e personagens criados, de forma que o conteúdo se torne atraente para os alunos do Ensino Infantil. Conclui-se então a criação de planos de atividades, capazes de introduzir os conteúdos do Yoga de forma sistematizada e atraente para os alunos, sendo uma alternativa de auxilio para manter a sala de aula um ambiente de concentração e tranquilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, YOGA, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID223_EXT_23042017173846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA PEDERSEN" "autor_nome_curto" => "MARCELA PEDERSE" "autor_email" => "marcela.pedersen@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29727 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "15 MIN DE YOGA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil deve promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Ela é o começo da escolarização e favorece a aprendizagem de linguagens e significados dando um enfoque as dimensões lúdicas desse processo. O Yoga tem um histórico milenar e envolve práticas físicas, mentais, emocionais, espirituais e sociais que auxiliam em construções comportamentais positivas, sendo acessível a pessoas de todas as idades. Sua prática pode ser motivadora para crianças, por proporcionar o desenvolvimento corpóreo-sensorial, a evolução da mente e do corpo humano, fortalecendo também o desenvolvimento de princípios éticos e morais e atuando de forma positiva na construção de um ambiente tranquilo e de concentração para crianças do Ensino Infantil. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo desenvolver conteúdos do Yoga para serem aplicados em 15 min em sala de aula, destinadas a crianças que frequentam a Educação Infantil. Através do projeto “Yoga na Escola”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, por meio de um projeto apresentado ao Núcleo de Ensino – Prograd os conteúdos serão desenvolvidos para práticas que acontecerão duas vezes durante a semana nos primeiros 15 minutos de aula dos alunos, sendo sistematizados para aplicação em sala de aula e posteriormente sirvam como auxilio para as professoras das salas em questão. Como metodologia para o desenvolvimento dos conteúdos foram utilizados os princípios do Yoga descritos por Patanjali: Yamas, Nyamas, Āsana, Prānāyāma, Pratyāhara, Dhāranā, Dhyāna e Samādhi. Os Yamas representam a conduta moral e ética e os Niyamas a conduta disciplinar. Os Ásanas compreendem as posturas psico-fisicas, os Pranayamas representam as práticas de controle respiratório, o Pratyahara é a capacidade de se abstrair dos sentidos, Dharana é a concentração, Dhyana a meditação e completando, Samadhi, é a iluminação. Como resultado, os conteúdos foram sistematizados em 25 planos de atividades, em que cada plano corresponde a um principio do yoga, considerando que como resultado, os passos do yoga que correspondem meditação e iluminação foram introduzidos juntos dos demais, pelo fato de não serem estratégicos para as faixas etárias em questão. As estratégias utilizadas foram atividades lúdicas, músicas, histórias contadas e personagens criados, de forma que o conteúdo se torne atraente para os alunos do Ensino Infantil. Conclui-se então a criação de planos de atividades, capazes de introduzir os conteúdos do Yoga de forma sistematizada e atraente para os alunos, sendo uma alternativa de auxilio para manter a sala de aula um ambiente de concentração e tranquilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, YOGA, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID223_EXT_23042017173846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA PEDERSEN" "autor_nome_curto" => "MARCELA PEDERSE" "autor_email" => "marcela.pedersen@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }