A DIMENSÃO “PROTAGONISMO COMUNITÁRIO” NA BNCC: O QUE SIGNIFICA PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
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Contempla a reflexão sobre as possibilidades que eles e a comunidade têm (ou não) de acessar uma determinada prática no lugar onde moram, os recursos disponíveis (públicos e privados) para tal, os agentes envolvidos nessa configuração, entre outros, bem como as iniciativas que se dirigem para ambientes além da sala de aula, orientadas a interferir no contexto em busca da materialização dos direitos sociais vinculados a esse universo. Assim, parece claro que essa dimensão geralmente se materializa mais próximo do final de um processo de ensino e aprendizagem, corroborando com os princípios da dimensão atitudinal proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde se espera que os alunos sejam protagonistas e interfiram ativamente em seu contexto escolar. Materializando para o cotidiano de um professor, por exemplo, depois de aprenderem, conhecerem e vivenciarem os esportes de rede/parede durante as aulas, os alunos podem fazer um trabalho dividido em duas etapas. 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