A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
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Nesse sentido, a alternância de termos, “componente curricular obrigatório” e “obrigatoriedade de estudos e práticas”, apresentam incoerências conceituais, já que o termo componente curricular remete a uma disciplina que representa uma área de conhecimento e o termo estudos e práticas se refere apenas à garantia de conteúdos. Diante da problemática apresentada, a partir da perspectiva dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de São Paulo – câmpus Votuporanga, objetivou-se compreender qual é a importância da EF? A metodologia utilizada baseia-se no estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta um questionário aberto para 89 estudantes aplicado no início de 2016 e reaplicado em 2017, sendo analisado sob a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a importância e valorizam seis eixos temáticos: saúde (n=37; 83); socialização (n=7; 75); desenvolvimento físico-motor (n=35; 54); esportes, jogos e brincadeiras (n=47; 48); lazer (n=4; 10); e aspectos psicológicos (n=5; 6). Entretanto, o discurso da realização da prática de atividades e/ou exercícios físicos associados ao desenvolvimento dos aspectos físicos e motores como meio de manter e/ou obter saúde não podem ser concebidos de forma utilitarista e genérica, sendo necessário conscientizar os estudantes sobre os conceitos de “para que, como e por que” promover a saúde. No eixo socialização, houve um aumento significativo de citações, denotando a importância da EF nas relações humanas e na formação cidadã, além de contribuir no desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e reflexivo, bem como na formação de valores humanos como o respeito, a tolerância, a cooperação e a amizade. 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