DIFICULDADES NO ENSINO DO ATLETISMO A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE RIO CLARO/SP
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29895 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "DIFICULDADES NO ENSINO DO ATLETISMO A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE RIO CLARO/SP" "resumo" => "Embora seja um dos conteúdos obrigatórios, previsto para ser ensinado em aulas de Educação Física das escolas do Estado de São Paulo, o ensino do atletismo ainda é negligenciado por alguns professores. São muitos os motivos encontrados na literatura e citados pelos professores para não abordar essa temática em suas aulas, tais como: a falta de material, desinteresse de alunos e professores, falta de conhecimento do professor, entre outros. Em função disso, essa pesquisa procurou mapear os principais motivos do não ensino dessa modalidade esportiva na escola, a partir da visão de professores de Educação Física do Ensino Fundamental de cada uma das 19 escolas estaduais do Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro/S.P. Por meio de um questionário, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Biociência da UNESP, campus de Rio Claro, os 11 participantes responderam questões sobre: o perfil profissional; as dificuldades no ensino do atletismo e de que forma ele se desenvolve, quando ocorre; utilização de materiais didáticos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores e se a escola propícia a utilização desses recursos durante a elaboração e implementação das aulas. Foi possível identificar por meio das respostas dos questionários, que as principais dificuldades em relação ao ensino do atletismo, mencionadas por esses professores, são: a falta de espaço adequado e de material didático específico. Apenas 2 professores mencionaram não ensinar essa modalidade esportiva em suas aulas de Educação Física. Notou-se, também, que embora todas as escolas possuam recursos tecnológicos e/ou salas com computadores e todos os professores ressaltarem a importância e eficácia do uso dessas tecnologias no ensino, mais de 90% dos professores que responderam ao questionário não utilizam esses recursos tecnológicos durante suas aulas. Os resultados revelam a necessidade de realização de futuras pesquisas e ações pedagógicas que incentivem o ensino do atletismo, em especial, atrelando-o à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, como forma de contribuir para que esse quadro negativo, em relação ao seu ensino na escola, seja revertido. Apoio: CAPES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "ATLETISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID42_EXT_21042017091948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL KATAYAMA PASSINI" "autor_nome_curto" => "GABRIEL PASSINI" "autor_email" => "gk.passini@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29895 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "DIFICULDADES NO ENSINO DO ATLETISMO A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE RIO CLARO/SP" "resumo" => "Embora seja um dos conteúdos obrigatórios, previsto para ser ensinado em aulas de Educação Física das escolas do Estado de São Paulo, o ensino do atletismo ainda é negligenciado por alguns professores. São muitos os motivos encontrados na literatura e citados pelos professores para não abordar essa temática em suas aulas, tais como: a falta de material, desinteresse de alunos e professores, falta de conhecimento do professor, entre outros. Em função disso, essa pesquisa procurou mapear os principais motivos do não ensino dessa modalidade esportiva na escola, a partir da visão de professores de Educação Física do Ensino Fundamental de cada uma das 19 escolas estaduais do Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro/S.P. Por meio de um questionário, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Biociência da UNESP, campus de Rio Claro, os 11 participantes responderam questões sobre: o perfil profissional; as dificuldades no ensino do atletismo e de que forma ele se desenvolve, quando ocorre; utilização de materiais didáticos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores e se a escola propícia a utilização desses recursos durante a elaboração e implementação das aulas. Foi possível identificar por meio das respostas dos questionários, que as principais dificuldades em relação ao ensino do atletismo, mencionadas por esses professores, são: a falta de espaço adequado e de material didático específico. Apenas 2 professores mencionaram não ensinar essa modalidade esportiva em suas aulas de Educação Física. Notou-se, também, que embora todas as escolas possuam recursos tecnológicos e/ou salas com computadores e todos os professores ressaltarem a importância e eficácia do uso dessas tecnologias no ensino, mais de 90% dos professores que responderam ao questionário não utilizam esses recursos tecnológicos durante suas aulas. Os resultados revelam a necessidade de realização de futuras pesquisas e ações pedagógicas que incentivem o ensino do atletismo, em especial, atrelando-o à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, como forma de contribuir para que esse quadro negativo, em relação ao seu ensino na escola, seja revertido. Apoio: CAPES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "ATLETISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID42_EXT_21042017091948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL KATAYAMA PASSINI" "autor_nome_curto" => "GABRIEL PASSINI" "autor_email" => "gk.passini@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }