ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA CATEGORIA DE ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA OU PAREDE DE REBOTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
BARROSO, A.L.R.; DARIDO, S.C.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29947 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 552 "titulo" => """ ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA CATEGORIA DE ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA OU PAREDE DE REBOTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR \r\n BARROSO, A.L.R.; DARIDO, S.C.\r\n UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA """ "resumo" => """ O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem o propósito de determinar os conhecimentos essenciais que o estudante deva ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. No componente curricular Educação Física, especificamente quanto ao conteúdo esporte, adotou-se para sua organização um sistema de classificação, tendo como base a lógica interna das modalidades esportivas, estipulando-se sete categorias. Esse estudo se concentrou na categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote que, no documento da BNCC referente ao Ensino Fundamental, é contemplada no segundo ciclo (3º, 4º e 5º anos) e quarto ciclo (8º e 9º anos). Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar, juntamente com professores e estudantes de Educação Física, unidades didáticas para o ensino da categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote. Para tanto, utilizou-se o método da pesquisa-ação, tendo a participação de quatro professores do Ensino Fundamental e de uma aluna graduanda em licenciatura inserida no programa de iniciação científica, todos apresentando um conhecimento prévio acerca do modelo de classificação do esporte adotado na BNCC. A partir da identificação dos objetivos de aprendizagem (habilidades) relativos à categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote, referenciados pelas dimensões do conhecimento presentes no documento da BNCC, elaborou-se uma unidade didática para cada um dos ciclos de escolaridade. Para estruturação dessas unidades didáticas verificou-se uma continuidade dos objetivos de aprendizagem apresentados para o segundo e quarto ciclos, quando tratadas as dimensões experimentação, fruição, análise, reflexão sobre a ação e uso e apropriação; na dimensão compreensão identificou-se certa especificidade nos objetivos apresentados em cada um dos ciclos; enquanto que a dimensão protagonismo comunitário observou-se sua abordagem somente no quarto ciclo; já para a dimensão construção de valores não foi identificado nenhum objetivo pertencente a esses ciclos. Nas unidades didáticas elaboradas evidenciou-se a utilização de jogos que receberam o direcionamento dos elementos comuns aos específicos e com aumento gradativo de exigências técnico-táticas referentes a determinadas modalidades pertencentes à categoria de esporte contemplada no estudo, seguido de questionamentos e debates acerca dos temas abordados para tratamento das dimensões do conhecimento que apresentam continuidade entre os ciclos; nas dimensões compreensão e protagonismo comunitário foram sugeridas leituras de pequenos textos, tarefas escritas, discussões, filmagem e análise de imagens. Entende-se que os resultados dessa pesquisa podem contribuir com a prática pedagógica dos professores da área, atendendo a determinadas necessidades eminentes da BNCC.\r\n E-mail: al.barroso@uol.com.br """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID552_EXT_22042017180342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUÍS RUGGIERO BARROSO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "al.barroso@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29947 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 552 "titulo" => """ ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA CATEGORIA DE ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA OU PAREDE DE REBOTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR \r\n BARROSO, A.L.R.; DARIDO, S.C.\r\n UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA """ "resumo" => """ O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem o propósito de determinar os conhecimentos essenciais que o estudante deva ter acesso e se apropriar durante todo o período da Educação Básica nos diversos componentes curriculares. No componente curricular Educação Física, especificamente quanto ao conteúdo esporte, adotou-se para sua organização um sistema de classificação, tendo como base a lógica interna das modalidades esportivas, estipulando-se sete categorias. Esse estudo se concentrou na categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote que, no documento da BNCC referente ao Ensino Fundamental, é contemplada no segundo ciclo (3º, 4º e 5º anos) e quarto ciclo (8º e 9º anos). Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar, juntamente com professores e estudantes de Educação Física, unidades didáticas para o ensino da categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote. Para tanto, utilizou-se o método da pesquisa-ação, tendo a participação de quatro professores do Ensino Fundamental e de uma aluna graduanda em licenciatura inserida no programa de iniciação científica, todos apresentando um conhecimento prévio acerca do modelo de classificação do esporte adotado na BNCC. A partir da identificação dos objetivos de aprendizagem (habilidades) relativos à categoria de esporte com rede divisória ou parede de rebote, referenciados pelas dimensões do conhecimento presentes no documento da BNCC, elaborou-se uma unidade didática para cada um dos ciclos de escolaridade. Para estruturação dessas unidades didáticas verificou-se uma continuidade dos objetivos de aprendizagem apresentados para o segundo e quarto ciclos, quando tratadas as dimensões experimentação, fruição, análise, reflexão sobre a ação e uso e apropriação; na dimensão compreensão identificou-se certa especificidade nos objetivos apresentados em cada um dos ciclos; enquanto que a dimensão protagonismo comunitário observou-se sua abordagem somente no quarto ciclo; já para a dimensão construção de valores não foi identificado nenhum objetivo pertencente a esses ciclos. Nas unidades didáticas elaboradas evidenciou-se a utilização de jogos que receberam o direcionamento dos elementos comuns aos específicos e com aumento gradativo de exigências técnico-táticas referentes a determinadas modalidades pertencentes à categoria de esporte contemplada no estudo, seguido de questionamentos e debates acerca dos temas abordados para tratamento das dimensões do conhecimento que apresentam continuidade entre os ciclos; nas dimensões compreensão e protagonismo comunitário foram sugeridas leituras de pequenos textos, tarefas escritas, discussões, filmagem e análise de imagens. Entende-se que os resultados dessa pesquisa podem contribuir com a prática pedagógica dos professores da área, atendendo a determinadas necessidades eminentes da BNCC.\r\n E-mail: al.barroso@uol.com.br """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID552_EXT_22042017180342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUÍS RUGGIERO BARROSO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "al.barroso@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }