O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30045 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL" "resumo" => "Este estudo analisa o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul para o ensino da Educação Física. O método empregado foi a análise de documento, tendo como referência os debates oriundos das teorias de currículo tradicionais e as críticas. O documento analisado se afirma como ancorado nas teorias críticas. Ressalta sua responsabilidade em tematizar as práticas corporais socialmente sistematizadas (esporte, ginástica, jogo motor, lutas, práticas corporais junto a natureza, atividades aquáticas, práticas corporais e sociedade e práticas corporais e saúde) a fim de problematizar os conceitos e significados atribuídos a elas no meio social. No entanto, notamos a presença de alguns aspectos contraditórios. Concluímos que apesar de anunciar suas bases nas Teorias Críticas, a análise do referencial curricular do Rio Grande do Sul indica a força das teorias tradicionais no documento. Entendemos que se trata de mais uma proposta curricular que expressa a tendência na Educação Física em hibridizar concepções pedagógicas. Fator que reforça discursos hegemônicos já consolidados, fragmenta e minimiza o potencial crítico do componente curricular de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, POLÍTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID460_EXT_21042017224652.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA CONTARINI BOSCARIOL" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marina.boscariol@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30045 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL" "resumo" => "Este estudo analisa o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul para o ensino da Educação Física. O método empregado foi a análise de documento, tendo como referência os debates oriundos das teorias de currículo tradicionais e as críticas. O documento analisado se afirma como ancorado nas teorias críticas. Ressalta sua responsabilidade em tematizar as práticas corporais socialmente sistematizadas (esporte, ginástica, jogo motor, lutas, práticas corporais junto a natureza, atividades aquáticas, práticas corporais e sociedade e práticas corporais e saúde) a fim de problematizar os conceitos e significados atribuídos a elas no meio social. No entanto, notamos a presença de alguns aspectos contraditórios. Concluímos que apesar de anunciar suas bases nas Teorias Críticas, a análise do referencial curricular do Rio Grande do Sul indica a força das teorias tradicionais no documento. Entendemos que se trata de mais uma proposta curricular que expressa a tendência na Educação Física em hibridizar concepções pedagógicas. Fator que reforça discursos hegemônicos já consolidados, fragmenta e minimiza o potencial crítico do componente curricular de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, POLÍTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID460_EXT_21042017224652.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA CONTARINI BOSCARIOL" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marina.boscariol@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }