UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO REFERENTE À ATUAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NO MUNICÍPIO DE LORENA-SP
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30160 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO REFERENTE À ATUAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NO MUNICÍPIO DE LORENA-SP" "resumo" => "Este relato é baseado na pesquisa de campo realizada, no primeiro semestre de 2016 por alunos da graduação em Educação Física Bacharelado, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim. Objetivando identificar no município citado, a atuação do Educador Físico em diferentes cenários, encontrar possibilidades de oferecimento relacionado à área de atuação futura dos alunos e analisar a atuação de pessoas com ou sem formação em Educação Física. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Faculdades Salesianas, revelando, assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por semestres, e em cada um deles disciplinas que constituíram seu currículo. Dentre elas, uma objetivou fornecer subsídios básicos aos educandos para que tivessem condições de compreender o cenário contemporâneo de atuação do Profissional Bacharel em Educação Física, estimulando a aquisição de análise crítica e ação construtiva em relação ao mercado de atuação. Para que este objetivo fosse atingido e houvesse uma contextualização sobre a realidade local, os alunos foram organizados em grupos, e a estes foi solicitado, que buscassem em diferentes cenários do município de Lorena, as seguintes informações: tipo dos locais visitados, onde se localizavam (bairros), quantos locais eram destinados exclusivamente a pratica física, em quais condições se encontravam, o que já era desenvolvido, como era este desenvolvimento, quantas pessoas eram atendidas, por qual meio eram estes oferecimentos (poder público, iniciativa privada ou social) e quais possibilidades de oferecimento o grupo de acadêmicos poderia indicar identificando como uma oportunidade de atuação. Com as informações coletadas, os grupos de discentes organizaram seminários, nos quais todos os integrantes participaram. A pesquisa de campo foi muito enriquecedora, tanto para a formação dos educandos quanto para o direcionamento das aulas no decorrer do semestre. Ter conhecido a realidade local propiciou um ótimo envolvimento de todos com os estudos e principalmente estimulou o despertar de um comportamento inovador nos futuros profissionais. Foram investigados 35 bairros do município, o que ofertou informações muito interessantes e ao mesmo tempo alarmantes. No município de Lorena existiam, naquela ocasião, muitas possibilidades para a atuação do profissional em Educação Física; a área revelou-se um campo fértil para implantações inovadoras e um dado alarmante indicou que cerca de 60% das pessoas que atuavam como instrutores/orientadores de atividades físicas em diferentes contextos, não tinham formação superior na área de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "PESQUISA DE CAMPO, EDUCAÇÃO FÍSICA, BACHARELADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID641_EXT_23042017232438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO LEONEL GALDINO" "autor_nome_curto" => "MAURICIOGALDINO" "autor_email" => "mgaldinovolei@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30160 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO REFERENTE À ATUAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NO MUNICÍPIO DE LORENA-SP" "resumo" => "Este relato é baseado na pesquisa de campo realizada, no primeiro semestre de 2016 por alunos da graduação em Educação Física Bacharelado, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim. Objetivando identificar no município citado, a atuação do Educador Físico em diferentes cenários, encontrar possibilidades de oferecimento relacionado à área de atuação futura dos alunos e analisar a atuação de pessoas com ou sem formação em Educação Física. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Faculdades Salesianas, revelando, assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por semestres, e em cada um deles disciplinas que constituíram seu currículo. Dentre elas, uma objetivou fornecer subsídios básicos aos educandos para que tivessem condições de compreender o cenário contemporâneo de atuação do Profissional Bacharel em Educação Física, estimulando a aquisição de análise crítica e ação construtiva em relação ao mercado de atuação. Para que este objetivo fosse atingido e houvesse uma contextualização sobre a realidade local, os alunos foram organizados em grupos, e a estes foi solicitado, que buscassem em diferentes cenários do município de Lorena, as seguintes informações: tipo dos locais visitados, onde se localizavam (bairros), quantos locais eram destinados exclusivamente a pratica física, em quais condições se encontravam, o que já era desenvolvido, como era este desenvolvimento, quantas pessoas eram atendidas, por qual meio eram estes oferecimentos (poder público, iniciativa privada ou social) e quais possibilidades de oferecimento o grupo de acadêmicos poderia indicar identificando como uma oportunidade de atuação. Com as informações coletadas, os grupos de discentes organizaram seminários, nos quais todos os integrantes participaram. A pesquisa de campo foi muito enriquecedora, tanto para a formação dos educandos quanto para o direcionamento das aulas no decorrer do semestre. Ter conhecido a realidade local propiciou um ótimo envolvimento de todos com os estudos e principalmente estimulou o despertar de um comportamento inovador nos futuros profissionais. Foram investigados 35 bairros do município, o que ofertou informações muito interessantes e ao mesmo tempo alarmantes. No município de Lorena existiam, naquela ocasião, muitas possibilidades para a atuação do profissional em Educação Física; a área revelou-se um campo fértil para implantações inovadoras e um dado alarmante indicou que cerca de 60% das pessoas que atuavam como instrutores/orientadores de atividades físicas em diferentes contextos, não tinham formação superior na área de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "PESQUISA DE CAMPO, EDUCAÇÃO FÍSICA, BACHARELADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID641_EXT_23042017232438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURICIO LEONEL GALDINO" "autor_nome_curto" => "MAURICIOGALDINO" "autor_email" => "mgaldinovolei@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }