O presente artigo apresenta uma experiência na formação de leitores, inseridos no contexto da educação do campo, tendo em vista que a educação é a porta para formação de cidadão críticos e participativos. Objetivando refletir sobre a contribuição da leitura e escrita no processo de formação de leitores críticos e consequentemente cidadãos participativos na sociedade que estão inseridos. O presente trabalho pautou-se teoricamente na perspectiva Freireana. A metodologia adotada se configura como uma pesquisa de natureza descritivo participativa, os sujeitos da pesquisa foram educandos de uma escola do campo de uma turma multisseriada de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I. Após a análise dos dados, estes nos possibilitaram ressaltar que o educador atuante na educação do campo deve instigar no educando temas de seu cotidiano como geradores de conhecimentos, ampliando sua percepção acerca do mundo em que convive e opera. Isto só se é possível através do próprio reconhecimento do educando enquanto sujeito pensante por meio da leitura significativa, partindo de sua experiência e de seu cotidiano.