A PRÁTICA DA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO NA CLASSE MULTISSERIADA
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30259 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO NA CLASSE MULTISSERIADA" "resumo" => "Esta pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba cujo objetivo é desenvolver uma proposta didática de produção do texto argumentativo para alunos (as) de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos, tendo como produto final um guia de orientação para os professores trabalhar as dificuldades de leitura e escrita sobre a produção de textos argumentativos. O objeto de estudo dessa pesquisa é a argumentação escrita e tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de produção do texto argumentativo para alunos (as) de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos. O problema dessa investigação se configura através da seguinte questão: como trabalhar a produção do texto argumentativo numa sala multisseriada do 4º e 5º anos de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba? Para tanto, trabalhamos com os estudos sobre a Argumentação a partir de Fiorin (2015) e Koch (2011), Gêneros Discursivos na visão de Baktin (2003), Letramento na ótica de Kleiman (2007) e Soares (2012) e Sequência Didática baseada nas orientações Shineuwly e Dolz (2004). A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho intervencionista com aplicação de uma Sequencia Didática a partir de gêneros discursivos da ordem do argumentar (artigo de opinião), com a temática violência sexual. O corpus utilizado nesta pesquisa será as produções textuais dos alunos, buscando verificar a presença da argumentação nas produções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, CLASSE MULTISSERIADA, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID23_07072017192017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE" "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30259 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO NA CLASSE MULTISSERIADA" "resumo" => "Esta pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba cujo objetivo é desenvolver uma proposta didática de produção do texto argumentativo para alunos (as) de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos, tendo como produto final um guia de orientação para os professores trabalhar as dificuldades de leitura e escrita sobre a produção de textos argumentativos. O objeto de estudo dessa pesquisa é a argumentação escrita e tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de produção do texto argumentativo para alunos (as) de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos. O problema dessa investigação se configura através da seguinte questão: como trabalhar a produção do texto argumentativo numa sala multisseriada do 4º e 5º anos de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba? Para tanto, trabalhamos com os estudos sobre a Argumentação a partir de Fiorin (2015) e Koch (2011), Gêneros Discursivos na visão de Baktin (2003), Letramento na ótica de Kleiman (2007) e Soares (2012) e Sequência Didática baseada nas orientações Shineuwly e Dolz (2004). A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho intervencionista com aplicação de uma Sequencia Didática a partir de gêneros discursivos da ordem do argumentar (artigo de opinião), com a temática violência sexual. O corpus utilizado nesta pesquisa será as produções textuais dos alunos, buscando verificar a presença da argumentação nas produções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, CLASSE MULTISSERIADA, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID23_07072017192017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE" "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }