A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30260 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular. O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "1 VIVÊNCIA ESCOLAR, 2 PRÁTICA DOCENTE, 3 EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID302_09072017231547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJENIFFER KELLY GUEDES XAVIER DE ATAÍDE" "autor_nome_curto" => "DJENIFFER KELLY" "autor_email" => "djenifferletras@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30260 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NA EJA E ENSINO REGULAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado nos dois últimos anos do Ensino Médio, 2° Ano - Educação de Jovens e Adultos - EJA e o 3° Ano Ensino Regular. Para seu desenvolvimento nos debruçamos sobre os seguintes questionamentos: 1) Como reduzir a lacuna existente entre o ensino regular e a EJA. Diante disso, projetamos como principal objetivo: apresentar as contribuições adquiridas ao longo do Estágio no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do ensino básico. Já como objetivo específico: discutir a prática docente a partir dos pressupostos teóricos vistos ao longo do componente curricular. O método de pesquisa deste artigo se caracteriza como descritiva/ qualitativa, construída a partir da observação das aulas de um professor em uma escola pública, analisando-as à luz das contribuições teóricas de Bezerra (2001), Paiva (2007), Marcushi (2008), Brasil (2006), Oliveira (2010), Ferraz (2011) Pinheiro (2012) e Araújo (2013). A análise do corpus mostrou que se faz necessário repensar a ação docente e buscar alternativas válidas para contornar o vácuo alarmante entre teoria e prática. E, enquanto educadores, verificamos que é de fundamental importância a constante atualização dos saberes docentes, pois o ensino não pode se estagnar no tempo, nas páginas dos livros e/ ou nas paredes das instituições escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "1 VIVÊNCIA ESCOLAR, 2 PRÁTICA DOCENTE, 3 EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID302_09072017231547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJENIFFER KELLY GUEDES XAVIER DE ATAÍDE" "autor_nome_curto" => "DJENIFFER KELLY" "autor_email" => "djenifferletras@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }