AFETIVIDADE, SENTIDO E SIGNIFICADO NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30263 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "AFETIVIDADE, SENTIDO E SIGNIFICADO NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, SENTIDO, SIGNIFICADO, ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID328_10072017173727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GABRIELLA DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA REIS" "autor_email" => "ana.gabriella.reis@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30263 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "AFETIVIDADE, SENTIDO E SIGNIFICADO NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, SENTIDO, SIGNIFICADO, ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID328_10072017173727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GABRIELLA DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA REIS" "autor_email" => "ana.gabriella.reis@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }