FERREIRA, Jailma Da Costa et al.. Poesia e sala de aula: estratégias de leitura. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30352>. Acesso em: 24/11/2024 21:29
Este trabalho tem como propósito apontar possíveis caminhos para a leitura de poesia em sala de aula, com alunos do ensino fundamental e médio, tendo em vista a experiência vivenciada na oficina “A representação da velhice na literatura de autoria feminina: um recorte autobiográfico em poemas de Adélia Prado e Cora Coralina”, realizada na VII Feira Literária de Boqueirão, na cidade de Boqueirão - PB. Haja vista a experiência vivenciada na oficina supracitada, pretende-se propor uma reflexão acerca da leitura literária na escola, bem como, e mais especificamente, do estudo da poesia em sala de aula, uma vez que estas encontram-se postergadas no âmbito escolar. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de cunho bibliográfico e qualitativo. Corroboram com este trabalho os estudos teóricos de Abreu (2006) e Zilberman (1992) em relação ao ensino de literatura; Cosson (2006) acerca do letramento literário; e Alves (2014), (2015) e Neto (2008) no que diz respeito à poesia na sala de aula.