ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DUAS CONCEPÇÕES DISTINTAS MAS, INDISSOCIÁVEIS
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30265 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DUAS CONCEPÇÕES DISTINTAS MAS, INDISSOCIÁVEIS" "resumo" => """ Resumo: Neste artigo refletir-se-á sobre as habilidades de leitura e escrita dados os processos de alfabetização e letramento. Refletindo sobre seus conceitos e significados, em seu contexto de desenvolvimento, sobretudo, na relação escola/sociedade. Objetivamos promover um diálogo, entre práticas tradicionais e práticas inovadoras de ensino. Considerando uma das dificuldades, hoje encontrada pela grande maioria dos profissionais de educação, a reflexão da própria prática docente Pretende-se nesse trabalho, por via de uma revisão bibliográfica, discutir os conceitos de alfabetização e letramento, por acreditar que uma prática pedagógica consciente, pressupõe o conhecimento dos princípios teóricos, que constituem as orientações metodológicas adotadas em sala de aula e considerar que materiais como: livros, revistas e artigos acadêmicos podem auxiliar os docentes no permanente processo de formação continuada. Nosso marco teórico foi construído a partir das contribuições de Soares (1998, 2000, 2004), Marcuschi (2002), Freire (2006), Cosson (2006), dentre outros. Para Soares (1998), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas indissociáveis. O ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e escrever, no contexto social das práticas da leitura e da escrita. Permitindo ao indivíduo, tornar-se ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.\r\n Palavras-chave: Alfabetização, letramento, sociedade, escola. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01 - OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA2_ID327_10072017171419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDE DAIANA DE OLIVEIRA SILVA " "autor_nome_curto" => "LEIDE DAIANA" "autor_email" => "daianabernado@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30265 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 327 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DUAS CONCEPÇÕES DISTINTAS MAS, INDISSOCIÁVEIS" "resumo" => """ Resumo: Neste artigo refletir-se-á sobre as habilidades de leitura e escrita dados os processos de alfabetização e letramento. Refletindo sobre seus conceitos e significados, em seu contexto de desenvolvimento, sobretudo, na relação escola/sociedade. Objetivamos promover um diálogo, entre práticas tradicionais e práticas inovadoras de ensino. Considerando uma das dificuldades, hoje encontrada pela grande maioria dos profissionais de educação, a reflexão da própria prática docente Pretende-se nesse trabalho, por via de uma revisão bibliográfica, discutir os conceitos de alfabetização e letramento, por acreditar que uma prática pedagógica consciente, pressupõe o conhecimento dos princípios teóricos, que constituem as orientações metodológicas adotadas em sala de aula e considerar que materiais como: livros, revistas e artigos acadêmicos podem auxiliar os docentes no permanente processo de formação continuada. Nosso marco teórico foi construído a partir das contribuições de Soares (1998, 2000, 2004), Marcuschi (2002), Freire (2006), Cosson (2006), dentre outros. Para Soares (1998), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas indissociáveis. O ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e escrever, no contexto social das práticas da leitura e da escrita. Permitindo ao indivíduo, tornar-se ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.\r\n Palavras-chave: Alfabetização, letramento, sociedade, escola. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01 - OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA2_ID327_10072017171419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDE DAIANA DE OLIVEIRA SILVA " "autor_nome_curto" => "LEIDE DAIANA" "autor_email" => "daianabernado@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }