EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA: INQUIETAÇÕES E VIABILIZAÇÕES
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30294 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA: INQUIETAÇÕES E VIABILIZAÇÕES" "resumo" => "A escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação tem desafiado os espaços escolares a construírem novas concepções de ensino. Diante disso, a formação continuada tem se configurado como uma possibilidade de repensar as demandas escolares e os processos de escolarização destes sujeitos. Este artigo tem como objetivos investigar as concepções de dez professores (cinco da rede pública e cinco da rede privada de ensino), dois coordenadores e dois gestores (escolas da cidade de João Pessoa) e apresentar contribuições para a prática docente, através de uma atitude reflexiva que contribua para transformação não só do ensino, mas também da postura e performance do educador inclusivo. As indagações foram sobre a inclusão de alunos com deficiência e a formação continuada dos docentes para esse fim. A análise dos dados coletados está fundamentada nas considerações de ALARCÃO (2001, 2005), NÓVOA (1995) e FERREIRA (2008), dentre outros. Concluímos, a partir dos sujeitos entrevistados, que a formação ainda é inadequada, há alto índice de alunos sem diagnósticos, os currículos não foram adaptados e o próprio docente desconhece o significado de inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID465_02072017215927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARGARETE COSTA" "autor_email" => "costamargarete@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30294 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA: INQUIETAÇÕES E VIABILIZAÇÕES" "resumo" => "A escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação tem desafiado os espaços escolares a construírem novas concepções de ensino. Diante disso, a formação continuada tem se configurado como uma possibilidade de repensar as demandas escolares e os processos de escolarização destes sujeitos. Este artigo tem como objetivos investigar as concepções de dez professores (cinco da rede pública e cinco da rede privada de ensino), dois coordenadores e dois gestores (escolas da cidade de João Pessoa) e apresentar contribuições para a prática docente, através de uma atitude reflexiva que contribua para transformação não só do ensino, mas também da postura e performance do educador inclusivo. As indagações foram sobre a inclusão de alunos com deficiência e a formação continuada dos docentes para esse fim. A análise dos dados coletados está fundamentada nas considerações de ALARCÃO (2001, 2005), NÓVOA (1995) e FERREIRA (2008), dentre outros. Concluímos, a partir dos sujeitos entrevistados, que a formação ainda é inadequada, há alto índice de alunos sem diagnósticos, os currículos não foram adaptados e o próprio docente desconhece o significado de inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA6_ID465_02072017215927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARGARETE COSTA" "autor_email" => "costamargarete@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }