FERREIRA, Jéssica Roberta Araújo. (multi)letramentos: intervenção na prática docente. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30238>. Acesso em: 24/11/2024 17:46
O processo da formação teórica é de fundamental importância para a formação de qualquer docente, no entanto, é evidente, que a prática e a convivência com a sala de aula e suas diversidades são o que dão ao docente oportunidade de se descobrir enquanto profissional. Como também, ficar atento para realidade dos discentes, integralizando o dia-a-dia com o letramento escolar. O problema de pesquisa se desenvolve pela necessidade de inserir e fazer interagir os discentes no campo escolar. Tem por objetivo, analisar a realidade dos alunos, como forma de promoção no elo de interação; Aplicar (Multi)letramentos em forma de conciliação dos conteúdos. O artigo desenvolve pesquisa qualitativa, de acordo com (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), preocupa-se, portanto, na realidade que não se pode quantificar, centra-se na compreensão e explicação das relações sociais. Segue o percurso teórico baseado em, Signorini (2008), Rojo(2008) e Cosson(2006). A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2016 em uma Escola Estadual localizada em Campina Grande na turma do EJA ciclo IV, como requisito parcial de aprovação na disciplina de estágio II. A partir do uso das inovações tecnológicas, se constituiu os aspectos multimodais em sala de aula, como forma interativa no contexto escolar, emergindo a real necessidade do campo de atuação de intervenção da prática docente.