OS MULTILETRAMENTOS EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30347 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OS MULTILETRAMENTOS EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Com o contexto de globalização no qual se encontra a sociedade atual, marcada pela liquidez e constantes mudanças (BAUMAN, 2011) há uma necessidade pungente de se aplicar a Pedagogia dos Multiletramentos proposta pelo Grupo Nova Londres (1996). Aqui visa-se a discussão acerca dos multiletramentos dentro de textos no livro didático, já que o LD é o instrumento mais recorrente na sala de aula. Partindo disso, foram selecionados dois textos da coleção de LDs “Way to English – for Brazilian learners” para Ensino Fundamental II, utilizada nas escolas públicas. Por meio de uma análise, à luz da Teoria, tanto estrutural quanto de conteúdo, buscamos averiguar se os textos propiciam os multiletramentos. Dentre os aspectos analisados, examinamos as possibilidades de prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformada compartilhada pelos textos. E observou-se que eles propiciam uma abordagem que possibilita o letramento crítico, visto que possuem aspectos multimodais e multiculturais. A metodologia de cada professor faz-se primordial para que estes aspectos sejam levados em conta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 -\u{A0}\u{A0}OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE, MULTICULTURALIDADE, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA8_ID545_10072017225058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "JORGE ALVES" "autor_email" => "alvesjorge11119@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30347 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OS MULTILETRAMENTOS EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Com o contexto de globalização no qual se encontra a sociedade atual, marcada pela liquidez e constantes mudanças (BAUMAN, 2011) há uma necessidade pungente de se aplicar a Pedagogia dos Multiletramentos proposta pelo Grupo Nova Londres (1996). Aqui visa-se a discussão acerca dos multiletramentos dentro de textos no livro didático, já que o LD é o instrumento mais recorrente na sala de aula. Partindo disso, foram selecionados dois textos da coleção de LDs “Way to English – for Brazilian learners” para Ensino Fundamental II, utilizada nas escolas públicas. Por meio de uma análise, à luz da Teoria, tanto estrutural quanto de conteúdo, buscamos averiguar se os textos propiciam os multiletramentos. Dentre os aspectos analisados, examinamos as possibilidades de prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformada compartilhada pelos textos. E observou-se que eles propiciam uma abordagem que possibilita o letramento crítico, visto que possuem aspectos multimodais e multiculturais. A metodologia de cada professor faz-se primordial para que estes aspectos sejam levados em conta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 -\u{A0}\u{A0}OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE, MULTICULTURALIDADE, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA8_ID545_10072017225058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ALVES PINTO" "autor_nome_curto" => "JORGE ALVES" "autor_email" => "alvesjorge11119@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }