A língua materna é estudada tradicionalmente através da gramática e na maioria das vezes não consegue abranger todo o processo contextual da construção semântica/sintática. Quando analisamos o ensino de língua materna, conseguimos ver que as percepções, contempladas pela pragmática, são esquecidas. Enquanto as regras gramaticais são cada vez mais valorizadas. A recorrência desse problema tem aumentado às dificuldades de compreensão dos docentes propiciando um analfabetismo funcional. O problema de pesquisa se dá através da necessidade de paliar essas dificuldades de compreensão contextual através da inserção do estudo pragmático nas aulas de língua materna. Tem por objetivo propor novas práticas de ensino que incidam em novos métodos de aplicabilidade linguística. Com o direcionamento teórico baseado em FIORIN (2004) e MARCUSCHI (2002). A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2016 nos estudos do componente curricular Semântica e Pragmática, com requisito primordial de aprovação da disciplina. Sua análise se deu através do livro didático utilizado no ensino fundamental II adotado pelo Colégio Upi - Unidade pedagógica infantil. Através da análise de antigos métodos pode-se construir uma prática docente mais eficaz em torno dos objetivos paliativos dos problemas que cercam o ensino/aprendizagem.