SILVA, Rosangela Araujo Da. A matemática no programa mulheres mil. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31036>. Acesso em: 24/11/2024 22:47
Este trabalho apresenta um relato sobre o ensino de Matemática no curso de Reciclador do Programa Mulheres Mil, realizado em 2016 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz, para mulheres entre 18 e 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Este programa tem uma formação educacional profissional e tecnológica, que permite uma elevação de escolaridade e emancipação, tendo como objetivo principal preparar mulheres para a sua inserção no mercado de trabalho, onde irão estudar diversas disciplinas. A metodologia usada foi inicialmente de pesquisa bibliográfica. Ao ensinar os conteúdos de Matemática direcionaram-se os assuntos abordados, de maneira que se relacionasse com os conhecimentos prévios que essas alunas possuíam, assim como, mostrando a utilidade dos assuntos no desempenho de seus trabalhos. O processo empregado oportunizou uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações, conforme os resultados apresentados. As metodologias diferenciadas possibilitam aos educadores possibilidades de diversificar as aulas e valorizam os conhecimentos prévios das discentes, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem.