REFLEXO DO PROJETO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31393 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 1315 "titulo" => "REFLEXO DO PROJETO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "A avaliação da aprendizagem é um tema que vem sendo discutido com muita frequência nas pesquisas educacionais. Ela é a principal ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos. Mas também temos o Projeto Político Pedagógico (PPP) que é amplamente discutido e assume um protagonismo na escola. A avaliação é parte integrante dele e, para ser bem planejada e ter eficiência, depende do PPP. Sendo assim, essas duas ferramentas estão totalmente interligadas. O projeto pedagógico deveria ser o documento que norteia as ações dos professores em sala de aula, uma vez que nele constam objetivos e estratégias pensadas a partir da realidade da comunidade escolar como um todo. Se isso não acontece, dificilmente o trabalho do docente terá resultados verdadeiramente significativos e satisfatórios no sentido de exercer reflexos e contribuições efetivas em consonância com a realidade local. O presente trabalho é uma continuidade de um trabalho anterior, que verificou um hibridismo nas práticas avaliativas dos docentes, que ora se mostram influenciados pela abordagem tradicional ora revelam-se envolvidos com a abordagem crítica. Este estudo, especificamente, parte do seguinte questionamento: Qual o reflexo do PPP nas práticas avaliativas dos professores de Educação Física? A luz dessa questão, o trabalho objetiva analisar a incidência do PPP nas práticas avaliativas dos referidos professores. O trabalho consiste em um estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir de um questionário com oito perguntas subjetivas direcionadas a quatro professores de Educação Física, que lecionam no ensino fundamental II de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande (PB). Das oito perguntas foram selecionadas duas para a análise de dados deste trabalho, a escolha se justifica pelo fato dessas questões estarem intimamente ligadas ao PPP e à avaliação. Foi possível verificar que as estratégias avaliativas não vêm levando em conta o PPP da escola e isso possivelmente ocorre em virtude de vários fatores, tais como desorganização no ambiente escolar no tocante ao efetivo planejamento do PPP, bem como à falta de estimulo dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1315_14092017231940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRELINO COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRELINO COSTA" "autor_email" => "andrelinocf@oi.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31393 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 1315 "titulo" => "REFLEXO DO PROJETO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "A avaliação da aprendizagem é um tema que vem sendo discutido com muita frequência nas pesquisas educacionais. Ela é a principal ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos. Mas também temos o Projeto Político Pedagógico (PPP) que é amplamente discutido e assume um protagonismo na escola. A avaliação é parte integrante dele e, para ser bem planejada e ter eficiência, depende do PPP. Sendo assim, essas duas ferramentas estão totalmente interligadas. O projeto pedagógico deveria ser o documento que norteia as ações dos professores em sala de aula, uma vez que nele constam objetivos e estratégias pensadas a partir da realidade da comunidade escolar como um todo. Se isso não acontece, dificilmente o trabalho do docente terá resultados verdadeiramente significativos e satisfatórios no sentido de exercer reflexos e contribuições efetivas em consonância com a realidade local. O presente trabalho é uma continuidade de um trabalho anterior, que verificou um hibridismo nas práticas avaliativas dos docentes, que ora se mostram influenciados pela abordagem tradicional ora revelam-se envolvidos com a abordagem crítica. Este estudo, especificamente, parte do seguinte questionamento: Qual o reflexo do PPP nas práticas avaliativas dos professores de Educação Física? A luz dessa questão, o trabalho objetiva analisar a incidência do PPP nas práticas avaliativas dos referidos professores. O trabalho consiste em um estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir de um questionário com oito perguntas subjetivas direcionadas a quatro professores de Educação Física, que lecionam no ensino fundamental II de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande (PB). Das oito perguntas foram selecionadas duas para a análise de dados deste trabalho, a escolha se justifica pelo fato dessas questões estarem intimamente ligadas ao PPP e à avaliação. Foi possível verificar que as estratégias avaliativas não vêm levando em conta o PPP da escola e isso possivelmente ocorre em virtude de vários fatores, tais como desorganização no ambiente escolar no tocante ao efetivo planejamento do PPP, bem como à falta de estimulo dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1315_14092017231940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRELINO COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRELINO COSTA" "autor_email" => "andrelinocf@oi.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }