REPRESENTAÇÕES DO IDOSO EM LONGAS-METRAGENS ANIMADOS DISNEY
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31401 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO IDOSO EM LONGAS-METRAGENS ANIMADOS DISNEY" "resumo" => "Os longas-metragens animados, a mídia e o cinema em geral, podem ser considerados reprodutores/inventores de representações que sugerem comportamentos, identidades sociais e culturais, dentre elas a identidade de gênero e concepções da velhice. Desta forma, esse trabalho objetiva analisar criticamente as representações de idosos nos filmes animados Disney, elencando as personagens de Majestade, Sultão e Carl, entre os anos de 1950 a 2009, pertencentes as animações, a saber: Cinderela, Aladdin e UP-Altas Aventuras. Trata-se de uma produção qualitativa, do tipo explicativa, usando de revisão bibliográfica acerca da temática de representações, velhice masculina na cultura ocidental e filmes animados. Como resultados e discussão, observou-se que alguns filmes animados baseiam-se em contos de fadas, onde ambos possuem o foco de lidar com objetivos universais, tornando a experiência do leitor/ouvinte/telespectador algo subjetivo e desenvolvedor de resoluções de conflitos internos. Dos filmes, avaliou-se que os lançadas antes dos anos 2000, Cinderela e Aladdin, apresentam os idosos como personagens secundários, preocupados com o casamento a fim da procriação de seus filhos, enquanto que em UP-Altas Aventuras, visualiza-se a imagem do idoso como um ser ativo e protagonista da trama. Buscou-se enfatizar também acerca das sexualidades das personagens, encontrando-se referências em todos os longas-metragens. Com isso, concluiu-se que a velhice é uma experiência singular ao indivíduo, porém, possui percepções culturais, as quais mostraram-se discrepantes nas tramas antes e após os anos 2000, onde de um idoso secundário e preocupado com seus filhos, encontrou-se um idoso protagonista, sem filhos, independente e sem conselheiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD07 - Gênero e Saúde" "palavra_chave" => "VELHICE MASCULINA, REPRESENTAÇÃO, LONGAS-METRAGENS ANIMADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID186_14092017101324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY" "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31401 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO IDOSO EM LONGAS-METRAGENS ANIMADOS DISNEY" "resumo" => "Os longas-metragens animados, a mídia e o cinema em geral, podem ser considerados reprodutores/inventores de representações que sugerem comportamentos, identidades sociais e culturais, dentre elas a identidade de gênero e concepções da velhice. Desta forma, esse trabalho objetiva analisar criticamente as representações de idosos nos filmes animados Disney, elencando as personagens de Majestade, Sultão e Carl, entre os anos de 1950 a 2009, pertencentes as animações, a saber: Cinderela, Aladdin e UP-Altas Aventuras. Trata-se de uma produção qualitativa, do tipo explicativa, usando de revisão bibliográfica acerca da temática de representações, velhice masculina na cultura ocidental e filmes animados. Como resultados e discussão, observou-se que alguns filmes animados baseiam-se em contos de fadas, onde ambos possuem o foco de lidar com objetivos universais, tornando a experiência do leitor/ouvinte/telespectador algo subjetivo e desenvolvedor de resoluções de conflitos internos. Dos filmes, avaliou-se que os lançadas antes dos anos 2000, Cinderela e Aladdin, apresentam os idosos como personagens secundários, preocupados com o casamento a fim da procriação de seus filhos, enquanto que em UP-Altas Aventuras, visualiza-se a imagem do idoso como um ser ativo e protagonista da trama. Buscou-se enfatizar também acerca das sexualidades das personagens, encontrando-se referências em todos os longas-metragens. Com isso, concluiu-se que a velhice é uma experiência singular ao indivíduo, porém, possui percepções culturais, as quais mostraram-se discrepantes nas tramas antes e após os anos 2000, onde de um idoso secundário e preocupado com seus filhos, encontrou-se um idoso protagonista, sem filhos, independente e sem conselheiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD07 - Gênero e Saúde" "palavra_chave" => "VELHICE MASCULINA, REPRESENTAÇÃO, LONGAS-METRAGENS ANIMADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID186_14092017101324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY" "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }