SANTOS, Lais Vasconcelos et al.. . Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31453>. Acesso em: 24/11/2024 21:59
Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis.