SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/324>. Acesso em: 25/11/2024 00:07
Prender a atenção do aluno sem perder o foco da aprendizagem nos dias atuais é um verdadeiro desafio, pois vivemos rodeados pela mídia e uma variedade de recursos tecnológicos, isso exige do professor uma reflexão da sua prática. Inovar a prática pedagógica é o desafio que deveria impulsionar os professores no fazer cotidiano, não para justificar o salário porque, se pensarmos nesta direção, não avançaremos um milímetro, mas para buscar forças interiores, que no dia-a-dia justifiquem a função social que exercemos e que ao mesmo tempo, nos possibilite encontrar no labor diário um significado existencial.Um professor não necessita ser um recreador, porém se tiver ou desenvolver esta capacidade, com certeza amplia consideravelmente seu repertório de ação. Para que houvesse desenvolvimento desse trabalho, foram necessárias investigações bibliográficas de campo, análise de literatura em livros e revistas entre outros. Além de todas essas analises empreendidas ressalva-se principalmente os aspectos vivenciados em pesquisa de campo, principal fonte dessa realidade. De acordo com as análises de campo, os professores entrevistados foram unânimes em dizer que o lúdico em sala de aula, se faz necessário principalmente na educação infantil, onde o desenvolvimento escolar começa através do brincar.Em relação ao aperfeiçoamento dos professores, torna-se essencial, visto ter no processo da docência a necessidade de está preparado para atuar com a ludicidade em todos os aspectos. Aprender brincando é mais satisfatório. Quando pensamos a questão da formação do educador infantil percebemos o quanto é importante priorizar, o aspecto lúdico nesta formação.