A investigação, ora proposta, reflete o papel da leitura na construção da identidade profissional docente. Trata-se do recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no âmbito do grupo de estudos PERFORMA, junto a alunos do Curso de Pedagogia em uma Universidade Cearense. Fundamenta-se na idéia de que a leitura contribui expressivamente na formação da identidade do professor. Tem-se como pressuposto a importância desse hábito para os estudos universitários, o que lhes garante as bases teóricas de sua formação profissional e o fortalece. Insere-se na vertente da pesquisa qualitativa na qual se utiliza a técnica de grupo focal para a coleta de dados, oportunizando aos discentes descreverem suas experiências, associando-as aos textos estudados e às suas percepções e sentimentos evidenciados no decorrer da experiência. Entre os resultados preliminares, constatou-se que o exercício da leitura é necessário aos discentes, pois é uma pratica essencial para efetivar sua participação nas discussões realizadas na sala de aula. Desta maneira, eles ampliam a sua percepção mediante os debates, gerando a possibilidade de ressignificar a sua identidade profissional através de um olhar observador, crítico, inquiridor e reflexivo.