EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA PARA PESSOA IDOSA E QUALIDADE DE VIDA: ELEMENTOS PARA O DEBATE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34338 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 2021 "titulo" => "EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA PARA PESSOA IDOSA E QUALIDADE DE VIDA: ELEMENTOS PARA O DEBATE" "resumo" => "Nesse estudo, foi abordada “A importância da educação, universidade aberta para qualidade de vida da pessoa idosa”, tendo como objetivos específicos identificar os motivos que levam as pessoas idosas a participar da universidade aberta e analisar os reflexos deste na vida pessoal e social dos sujeitos desse estudo. Este estudo é de natureza qualitativa, exploratória e de campo. Para análise dos dados foi utilizado o método dialético por fornecer bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. O presente estudo foi realizado no período de setembro a novembro de 2015. Este trabalho aponta que o envelhecimento é um processo inevitável, e na sociedade brasileira é cercado de estereótipos e preconceitos como: incapaz, trapo velho, improdutivo e até mesmo como um problema social. Para coleta de dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiro de entrevista, documentos do programa e literatura que trabalham essa temática. De acordo com o estudo realizado constatou-se que a universidade aberta denominado de programas e projetos de extensão universitária para idosos vem contribuindo significativamente com a qualidade de vida dos seus participantes por meio de uma educação gerontológica e da convivência entre gerações. Assim, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento da pessoa idosa e ao mesmo tempo, ultrapassar a visão estigmatizaste e equivocada que o envelhecimento é um problema." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA, PESSOA IDOSA, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD2_SA12_ID2021_11092017171129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SOARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FABIANA ALMEIDA" "autor_email" => "f.abby.almeida@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34338 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 2021 "titulo" => "EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA PARA PESSOA IDOSA E QUALIDADE DE VIDA: ELEMENTOS PARA O DEBATE" "resumo" => "Nesse estudo, foi abordada “A importância da educação, universidade aberta para qualidade de vida da pessoa idosa”, tendo como objetivos específicos identificar os motivos que levam as pessoas idosas a participar da universidade aberta e analisar os reflexos deste na vida pessoal e social dos sujeitos desse estudo. Este estudo é de natureza qualitativa, exploratória e de campo. Para análise dos dados foi utilizado o método dialético por fornecer bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. O presente estudo foi realizado no período de setembro a novembro de 2015. Este trabalho aponta que o envelhecimento é um processo inevitável, e na sociedade brasileira é cercado de estereótipos e preconceitos como: incapaz, trapo velho, improdutivo e até mesmo como um problema social. Para coleta de dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiro de entrevista, documentos do programa e literatura que trabalham essa temática. De acordo com o estudo realizado constatou-se que a universidade aberta denominado de programas e projetos de extensão universitária para idosos vem contribuindo significativamente com a qualidade de vida dos seus participantes por meio de uma educação gerontológica e da convivência entre gerações. Assim, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento da pessoa idosa e ao mesmo tempo, ultrapassar a visão estigmatizaste e equivocada que o envelhecimento é um problema." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ABERTA, PESSOA IDOSA, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD2_SA12_ID2021_11092017171129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SOARES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FABIANA ALMEIDA" "autor_email" => "f.abby.almeida@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }