Os elementos da textualidade são fundamentais para estabelecer uma comunicação efetiva durante a aquisição da linguagem escrita. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo analisar a coesão e a coerência em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, coletados durante as aulas de Língua Portuguesa, no ano de 2012, na Escola Municipal Sebastião Leite, localizada no município de Doutor Severiano/RN. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Antunes (2010), Capristano (2007) e Satampa (2009). Diante das análises, concluímos que durante a aquisição da escrita a criança apresenta um déficit em relação à coesão e a coerência, muitas vezes, apenas materializando em seus textos ideias desordenadas, sem clareza e continuidade. Além de problemas sintáticos que prejudicam a unidade semântica do texto. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para novos aprofundamentos em relação à temática, incentivando o trabalho com a leitura, revisão e reescrita dos textos em sala de aula.