O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre o lazer dos jovens universitários da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, obtido através da freqüência à shows musicais. Além do levantamento dos tipos de shows que esse grupo freqüenta; buscou-se conhecer a constância deles nos shows; as motivações para participarem de tal atividade cultural; suas preferências e os meios pelos quais se informam sobre tais eventos. O referencial teórico tem como base os autores: Brandão (2007) e Libâneo (1994) que tratam sobre educação; Moreira e Silva (1995; 2002) autores necessários para a compreensão do conceito de currículo; Souza (2007) e Adorno e Horkheimer (1985) tratando de uma crítica à indústria cultural; Moreira (2008) e Lahiere (2006) enfatizando o termo cultura num sentido amplo e atual; e Camargo e Bueno (2008) que tratam sobre a categoria consumo. Os sujeitos da pesquisados foram 100 jovens universitários. Os dados foram obtidos através de questionário, coletaram-se alguns cartazes de propagandas dos shows afixados nas paredes da universidade, internet, rádio, E possível que predominância das práticas de lazer obtidas através da freqüência em shows musicais estão atreladas à oferta da indústria fonográfica local.