O presente artigo pesquisou e analisou relatos e experiências em uma turma de ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Filintro Tavares, localizada no munícipio de Dois Riachos, buscou enfocar de forma clara e precisa o tema “A importância do lúdico na pré-escola como elemento facilitador da aprendizagem”, enfatizando o lúdico enquanto instrumento cotidiano da aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, não somente na escola, mas em situações distintas do contexto social humano.Traz dados metodológicos oriundos de entrevistas e observações que deram suporte aos estudos voltados a esta etapa enquanto modalidade escolar, considerando não somente as relações teórico-práticas, mas também os níveis e faixa etária da clientela a qual se destina, salientando possíveis reflexos, consequência de práticas, posturas profissionais em exercício, consolidando ainda a importância da relação professor aluno no alcance dos interesses, objetivos pedagógicos com abrangência multidimensionalizada, partes dos pressupostos da significância de conteúdos, conceitos e aprendizagem.