SOUZA, Humberto Rocha De. Conhecimento tácito e a formação de professores na atualidade. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3678>. Acesso em: 25/11/2024 01:58
Este artigo propõe uma reflexão critica, a partir do conceito de conhecimento tácito elaborado por Michael Polanyi e difundido nas análises pedagógicas de Donald Schön. Trata-se de um estudo bibliográfico no qual é de fundamental importância considerar que no auge do desenvolvimento capitalista, impulsionado pela implantação de políticas neoliberais, a educação se torna alvo crucial na formação do indivíduo comercial, flexível e preparado para o mercado. Assim, segundo Duarte (2003), a uma valorização do conhecimento tácito em detrimento do conhecimento científico que é apregoado em diversas teorias pedagógicas com a finalidade de canalizar a formação e o preparo do indivíduo para atender as demandas comerciais. A presente obra sugere, fomenta o debate em torno da problemática abordada, tomando por base os teóricos aqui apresentados, entre outros que serão apresentados ao longo do texto. Pretendemos dessa forma, ratificar a importância de uma formação profissional articulada entre teoria e pratica.