O trabalho busca fazer uma reflexão sobre a importância de se trabalhar a poesia na escola, a necessidade do reconhecimento desse gênero no âmbito escolar, visto que o mesmo é deixado em último plano no cotidiano, perdendo espaço para os textos informativos e sendo visto com preconceito por parte das editoras e dos próprios educadores. O primeiro momento consta uma abordagem acerca de como trabalhar a poesia na Educação Infantil, as contribuições significativas desse gênero literário no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, algumas atribuições ao professor, nas formas de utilizar a poesia, de maneira proporcionar as condições necessárias ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Outro momento abordou a importância da ludicidade presente na poesia, o lúdico aparece como um elemento fundamental na linguagem literária, e contribui para que a criança aprenda de maneira agradável e prazerosa no contato com a palavra, adquirindo o gosto pela leitura e escrita. Contamos com os seguintes autores: ABRAMOVICH (1997), AMARILHA (1997), FRANTZ (2007), LAJOLO (2009), PINHEIRO (1995).