O presente trabalho discute sobre A pesquisa no contexto da prática docente no curso de pedagogia. Esta investigação encontra-se em desenvolvimento e configura-se num recorte da pesquisa maior: O professor o ensino superior e a pesquisa: qual relação e prática pedagógica? (Edital PPP FUNCAP/CNPq nº 07/2010), conduzida pelo grupo de pesquisa "Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS" (UECE/Centro de Educação), constituído por professores e alunos bolsistas que investigam sobre a relação ensino e pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. O estudo propõe ampliar as análises que tratam da relação pesquisa e ensino na formação dos graduandos em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de contornos etnográficos, buscando a compreensão sobre a prática da pesquisa no âmbito da docência de professores do referido curso. Concluímos que é necessária a busca contínua do conhecimento através de pesquisa, para que tenhamos profissionais mais qualificados.