MOREIRA, Mônica Souza. Coordenação pedagógica : currículo e práxis cotidiana. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3885>. Acesso em: 25/11/2024 00:20
Em “Coordenação pedagógica: currículo e práxis cotidiana”, discutimos a atuação do coordenador pedagógico e as proposições do currículo na práxis pedagógica. Essa função na trajetória da educação brasileira, a partir do século XVI, como inspetor escolar, supervisor e orientador. Atualmente sua atuação denota ajuda, articulação, formação, informação, parceria e orientação. O currículo envolve uma multiplicidade de relações, processo dialético entre teoria e prática. Assim o fundamento contemporâneo do currículo está no pensamento complexo e multirreferencial. A práxis é importante para compreensão do homem como ser ontocriativo, a ação humana de transformar e produzir a realidade. Não se trata de identificar práxis com prática, mas a união dialética da dualidade do ser: objetiva e subjetiva. A pesquisa de base qualitativa busca compreender as práticas de acompanhamento pedagógico do coordenador, assim como do currículo transposto nas práticas educativas cotidianas, por meio do método dialético, com estudo de caso múltiplo.