A base da formação escolar é de grande importância na vida acadêmica e pessoal do aluno em formação, pois é com essa base que ele terá todo o suporte para conseguir desenvolver atividades futuras. É com esse pensamento que adentramos nas bases do saber geográfico, especificamente na área da Educação Ambiental, onde pudemos constatar in loco que grande parte dos alunos acompanhados possuem certa dificuldade para trabalhar e compreender a importância do Meio Ambiente para a vida. Nesse contexto, o presente artigo busca dinamizar o processo de aprendizado e facilitar a interação por parte dos alunos e do professor, aproximando o conteúdo exposto do cotidiano vivido pelo aluno, fazendo uso de uma das áreas da Geografia, a do Meio Ambiente. Essa pesquisa foi baseada em trabalhos em campo com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde pudemos acompanhar de perto toda dinâmica escolar, seus empecilhos e desafios nessa etapa da formação acadêmica. A importância dessa pesquisa fica caracterizada em meio aos resultados obtidos, onde ficou claro que a noção da EA, dos recursos naturais e seus usos ficaram mais próximos da realidade dos alunos, nesse meio os alunos conseguiram atingir o esperado, aumentando a participação dos mesmos, e melhorando o nível de interesse nas aulas de geografia. Com isso, fica claro que a continuidade de pesquisas na área de novas didáticas de fácil uso em sala irão viabilizar de alguma forma a melhoria das aulas, e nesse caso não se aplica só a geografia e sim as várias disciplinas que se tornam chatas ao longo do ano letivo.