O ensino de língua materna tem avançado muito nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às concepções de língua, linguagem, texto e, consequentemente, de leitura e escrita. Tornando-se cada vez mais recorrentes e necessárias as reflexões sobre as concepções de leitura e escrita adotadas em sala de aula. Nesse contexto, insere-se, portanto, a nossa proposta de relatar e analisar as práticas de leitura desenvolvidas no projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a execução de uma SD de estudo do artigo de opinião, no primeiro semestre de 2017. Nosso propósito é refletir sobre as concepções de leitura adotadas no projeto, suas contribuições para o trabalho com a escrita, bem como refletir sobre a importância dessa experiência para a formação dos docentes envolvidos nesse trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Antunes (2003), Koch (2002), entre outros pesquisadores da área.