Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O TRABALHO COM A LEITURA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, CONCEPÇÕES DE LEITURA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39276
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "O TRABALHO COM A LEITURA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O ensino de língua materna tem avançado muito nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às concepções de língua, linguagem, texto e, consequentemente, de leitura e escrita. Tornando-se cada vez mais recorrentes e necessárias as reflexões sobre as concepções de leitura e escrita adotadas em sala de aula. Nesse contexto, insere-se, portanto, a nossa proposta de relatar e analisar as práticas de leitura desenvolvidas no projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a execução de uma SD de estudo do artigo de opinião, no primeiro semestre de 2017. Nosso propósito é refletir sobre as concepções de leitura adotadas no projeto, suas contribuições para o trabalho com a escrita, bem como refletir sobre a importância dessa experiência para a formação dos docentes envolvidos nesse trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Antunes (2003), Koch  (2002), entre outros pesquisadores da área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, CONCEPÇÕES DE LEITURA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID208_28112017234525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENILDE CASSANDRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BENILDE"
    "autor_email" => "benildecassandra2@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39276
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "O TRABALHO COM A LEITURA NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O ensino de língua materna tem avançado muito nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às concepções de língua, linguagem, texto e, consequentemente, de leitura e escrita. Tornando-se cada vez mais recorrentes e necessárias as reflexões sobre as concepções de leitura e escrita adotadas em sala de aula. Nesse contexto, insere-se, portanto, a nossa proposta de relatar e analisar as práticas de leitura desenvolvidas no projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a execução de uma SD de estudo do artigo de opinião, no primeiro semestre de 2017. Nosso propósito é refletir sobre as concepções de leitura adotadas no projeto, suas contribuições para o trabalho com a escrita, bem como refletir sobre a importância dessa experiência para a formação dos docentes envolvidos nesse trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Antunes (2003), Koch  (2002), entre outros pesquisadores da área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, CONCEPÇÕES DE LEITURA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID208_28112017234525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENILDE CASSANDRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BENILDE"
    "autor_email" => "benildecassandra2@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de língua materna tem avançado muito nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às concepções de língua, linguagem, texto e, consequentemente, de leitura e escrita. Tornando-se cada vez mais recorrentes e necessárias as reflexões sobre as concepções de leitura e escrita adotadas em sala de aula. Nesse contexto, insere-se, portanto, a nossa proposta de relatar e analisar as práticas de leitura desenvolvidas no projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a execução de uma SD de estudo do artigo de opinião, no primeiro semestre de 2017. Nosso propósito é refletir sobre as concepções de leitura adotadas no projeto, suas contribuições para o trabalho com a escrita, bem como refletir sobre a importância dessa experiência para a formação dos docentes envolvidos nesse trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Antunes (2003), Koch (2002), entre outros pesquisadores da área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.